Se você quer aprender como vender produtos pela internet através de uma loja virtual, aqui está uma visão geral do que você vai precisar. E no decorrer deste artigo explicarei com mais detalhes como você poderá proceder:
1) Você vai precisar de um domínio (nomedasualoja.com.br)
2) Em seguida, escolha uma plataforma de ecommerce como a Shopify ou UOL Host. Honestamente, esse é um dos meios mais fáceis de dar vida a sua loja na internet.
3) Mas caso você escolha outra plataforma como a Magento para montar sua loja virtual, será preciso adquirir o melhor provedor de hospedagem para sua loja.
Como começar: detalhes iniciais
Configurar sua loja virtual é a parte fácilAlgumas das coisas que as pessoas mais se preocupam quando se trata de montar um e-commerce é a respeito da parte técnica no processo de construção, como eles irão coletar os pagamentos, configurar o carrinho de compras online, etc.
Porém, graças a excelentes plataformas como a Prestashop, Shopify, Loja Virtual Integrada ou plugins do Wordpress (para o caso de você resolver vender online com um blog Wordpress), essas tarefas se tornam consideravelmente fáceis.
Se você quer aprender como vender produtos pela internet, uma das coisas principais que você precisará focar é aprender como conseguir que as pessoas cheguem até seu site.
Afinal de contas, sem tráfego = sem vendas = sem lucros.
Tráfego
Como gerar tráfego para sua loja virtual |
Ok, chegamos em uma parte que você vai querer se dedicar (e muito!): gerar tráfego.
Isso porque vender produtos na internet com um site de e-commerce, não se trata apenas de você desenvolver sua loja virtual e esperar que as pessoas simplesmente tropecem nela por acaso e comecem a comprar.
Acredite: não é assim que funciona. E muitas pessoas que estão aprendendo a vender pela internet, seja com uma loja virtual ou um blog esperam que isso aconteça.
De uma vez por todas, é crucial que você compreenda como fazer seu site ser bem ranqueado nos principais motores de busca (Google, Bing, Yahoo) e aprender como trabalhar nas redes sociais.
Dominar isso será vital se você quer aprender a vender na internet de verdade.
Você também pode comprar tráfego do Google AdWords, mas dependendo do público que você deseja alcançar, o investimento pode sair caro.
Para saber se valerá a pena ou não para você, investir em serviço de publicidade online como o Google Adwords, leia esse artigo.
Veja um exemplo de como começar a vender
Digamos que você é um especialista em fazer camisas personalizadas de mãos cheias e decidiu descobrir qual a melhor forma de vender seu produto online. Depois disso você conclui que a melhor alternativa é a loja virtual.
Porém, ao invés de simplesmente montar uma loja virtual, considere também criar um blog que seja relacionado ao que você irá vender, pois assim conseguirá através do blog, mais tráfego para sua loja.
Um meio de descobrir como gerar tráfego para o blog é fazer uma pesquisa de palavras chave usando uma ferramenta como Google AdWords Keyword Tool para assim descobrir o que as pessoas estão pesquisando em relação ao que você pretende vender.
Claro que para uma visão mais aprofundada do tipo de público alvo que você pretende atingir, é recomendável usar algumas ótimas ferramentas na internet para fazer uma pesquisa de mercado.
Considere também “afunilar” seu nicho e escolher um tópico mais específico.
Vamos supor que você fez uma busca pela palavra chave "camisas" no Planejador de Palavras Chave da Google, você descobre que 18.100 pessoas pesquisam por camisas por mês com alta concorrência, enquanto 4.400 pesquisam por camisas personalizadas e com média concorrência.
Como Vender Produtos Pela Internet Com Uma Loja Virtual - pesquisa de palavras-chave no Google Adwords |
Esteja certo de que você escolheria o termo camisas personalizadas ao invés de camisas, por ele ser muito genérico e ranqueá-lo seria bem mais difícil por causa da alta concorrência.
Você poderia registrar um domínio como camisaspersonalizadasvip.com.br e montar um blog de nicho que tenha conteúdo sobre camisas.
A razão para você ter um blog de conteúdo em adição à sua loja virtual é que o conteúdo publicado nele será indexado no Google e servirá como um canalizador de tráfego direto para sua loja virtual.
O fato de os motores de busca não indexarem tão bem as lojas virtuais quanto os sites ou blogs é por causa do conteúdo, que geralmente em lojas virtuais é menor.
Por isso que recomendo a criação de um blog com conteúdo relacionado aos produtos da sua loja virtual. Isso ajudará conseguir mais clientes em potencial.
Você também poderia criar vídeos para o Youtube mostrando dicas de como combinar camisas com as outras peças de roupa, quais as melhores camisas para determinada ocasião, etc. e utilizar esses vídeos para divulgar sua loja virtual.
Ou usar o Instagram ou Pinterest para publicar fotos das camisas que você cria.
Falando em Instagram, sabia que possível vender suas coisas por lá também? Se estiver interessado veja esse artigo: Como vender pela internet com o Instagram.
Artigo relacionado: onde comprar roupas novas, usadas ou seminovas para revender?
Aceitando cartões de crédito
Formas de pagamento |
Com Paypal, você não terá que alugar ou comprar qualquer equipamento porque eles recebem os pedidos por você e então enviam os pagamentos diretamente em sua conta bancária. Eles retiram uma pequena porcentagem de cada pedido que você recebe.
Dessa forma, vender pela internet com PayPal se torna muito mais prático do que ter que adquirir um equipamento e lidar com todos os pedidos por conta própria. Ela torna essa tarefa mais fácil para você.
Você acabou de ver uma de tantas outras maneiras de como vender seus produtos na internet. Uma vez que você tiver tudo preparado, é hora de começar a vender! Com uma estratégia bem definida você será capaz de realizar seu negócio online no conforto de sua casa.
Mas vale lembrar que como qualquer negócio, vender pela internet exige muito trabalho e dedicação se você visa um negócio online de sucesso.
Caso você ainda não tenha decidido o que vender, veja essa lista de 5 produtos que podem ser vendidos bem na internet em qualquer época.
Dito isso, desejo a você boa sorte nos negócios!
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