Quais os benefícios em criar um blog para sua loja virtual? |
Grandes lojas de ecommerce como a Magazine Luiza e Submarino tem seus próprios blogs, sendo que o Blog da Lu tem uma média de 140 mil visitas por mês e o Blog Sonar 8 mil.
Agora cá entre nós: quantas vendas você acha que eles conseguem realizar graças ao tráfego de seus blogs hein? Pense nisso.
Bem, vamos então continuar lendo o artigo, entender porque criar um blog para sua loja e começar a usar essa incrível ferramenta.
Blog é um excelente meio de construir sua audiência, gerar mais tráfego e vendas para seu negócio. Não pense que ter um blog para sua loja virtual é apenas um luxo. Mesmo se você não postar com frequência ele ainda poderá ajudar muito seu negócio.
1 - O blog ajuda a ranquear sua loja virtual nos sites de busca
Um blog pode ajudar e muito em termos de SEO, principalmente se você criar um conteúdo que as pessoas queiram compartilhar. Além do mais, ter um blog para seu ecommerce, significa mais páginas o que resulta em mais links internos apontando para a página inicial da sua loja.É claro que links internos são ótimos, mas links de outros sites são muito melhores. Quando um artigo que você posta, é compartilhado nas mídias sociais e linkados a outros sites, então seu rank melhora muito.
E é mais fácil gerar links de conteúdos interessantes do que de páginas de produtos não acha? E quanto mais links você puder gerar apontando para sua loja por causa do conteúdo que você criar, melhor você será posicionado nos resultados de pesquisa.
Um blog também lhe dá a oportunidade de ranquear mais palavras chave através da criação de conteúdos relacionados às palavras chave que você está de olho.
Qualquer página de produto que esteja linkada à postagem do seu blog irá se beneficiar se alguém linkar a essa postagem.
Um blog também lhe dá a oportunidade de ranquear mais palavras chave através da criação de conteúdos relacionados às palavras chave que você está de olho.
Qualquer página de produto que esteja linkada à postagem do seu blog irá se beneficiar se alguém linkar a essa postagem.
Não é só pelo fato de alguém estar procurando pelo que você escreve que trará mais chances desse alguém cair de paraquedas em sua loja, mas também a oportunidade de você criar uma forte estrutura de links internos com textos âncora otimizados que estarão linkados às páginas de seus produtos.
Veja nesse exemplo como o blog da Submarino coloca no final da postagem um banner bem construído, contendo um link para a página de produtos da categoria "Tecnologia para vestir".
E como a postagem também falava sobre tecnologia, esse banner tem mais chances de convencer o leitor a fazer uma visitinha à página de produtos.
Se nem sua loja virtual ou a de seus concorrentes possuem um blog, considere criar um não apenas para estar à frente deles, mas também com como um diferencial no mercado em que vocês atuam.
E embora vídeo seja a melhor forma de contar sua história, produzir um geralmente dá bastante trabalho.
Agora dê uma olhada na anatomia de um blog: primeiro vem o título que prepara seus leitores para que eles saibam o que esperar do post. Você tem o espaço para contar uma história. Você pode incluir um monte de imagens e mídias bacanas.
Veja nesse exemplo como o blog da Submarino coloca no final da postagem um banner bem construído, contendo um link para a página de produtos da categoria "Tecnologia para vestir".
E como a postagem também falava sobre tecnologia, esse banner tem mais chances de convencer o leitor a fazer uma visitinha à página de produtos.
2 - Seu blog será um grande aliado contra a concorrência
Lidar com a concorrência nem sempre é fácil (aliás quase nunca é). E adicionar um blog na sua loja virtual é um meio eficaz de combater os concorrentes na internet.
Se você dedicar um tempo para produzir conteúdos que entretenham os visitantes e façam com que eles interajam e compartilhem com outras pessoas, isso ranqueará bem seu blog.
E se você está um passo atrás do seu concorrente nos resultados de pesquisa, essa pode ser a solução que estava faltando.
E se você está um passo atrás do seu concorrente nos resultados de pesquisa, essa pode ser a solução que estava faltando.
Se nem sua loja virtual ou a de seus concorrentes possuem um blog, considere criar um não apenas para estar à frente deles, mas também com como um diferencial no mercado em que vocês atuam.
3 - O blog é uma plataforma de Marketing para contar sua história
Tweets ou posts no Facebook só têm um alcance maior quando você realmente tem algo a dizer. As vezes você precisa de mais do que as redes sociais para promover seus produtos.E embora vídeo seja a melhor forma de contar sua história, produzir um geralmente dá bastante trabalho.
Agora dê uma olhada na anatomia de um blog: primeiro vem o título que prepara seus leitores para que eles saibam o que esperar do post. Você tem o espaço para contar uma história. Você pode incluir um monte de imagens e mídias bacanas.
Seja qual for o seu tweet, ele caberá em uma postagem; e você pode adicionar vídeos lá também. Pronto, aí está um excelente meio para contar uma história.
Veja um exemplo: se você tem uma loja física e uma versão dela na internet, há chances de você ter uma história interessante sobre a fundação do seu negócio:
Veja um exemplo: se você tem uma loja física e uma versão dela na internet, há chances de você ter uma história interessante sobre a fundação do seu negócio:
- Talvez sua loja começou simples e se tornou um negócio inesperadamente maior?
- Quem sabe você não tenha construído seu negócio baseado nas necessidades de uma comunidade?
- Ou tenha até mesmo construído um empreendimento original depois de uma viagem inspiradora?
E durante o momento em que conta sua história, você poderá falar sobre seus produtos. Você é uma das melhores pessoas para falar deles então descreva como eles são feitos, de onde eles vêm e suas características especiais.
Traga o que há de melhor deles nos textos e assim eles terão mais chances de serem comprados.
4 - Use o blog para expandir sua presença nas redes sociais
Se a sua loja virtual tem fan pages, ou comunidades em redes sociais como Facebook e perfis no Twitter e Pinterest ou até mesmo canal no Youtube, use seu blog para aumentar seus seguidores nessas redes. Como?Colocando um widget (de preferência na barra lateral) com botões que levem os visitantes às páginas sociais do seu negócio para que eles conheçam o conteúdo e se tornem novos seguidores.
Confira no exemplo ao lado o widget de redes sociais do blog da Magazine Luiza.
Assim você poderá aumentar as vendas da sua loja virtual utilizando as redes sociais também. E isso graças ao seu blog!
5 - Um blog irá reforçar as relações entre os clientes e seu negócio
Incentivar o engajamento com seu blog é algo que deve ser feito quase sempre que você postar. Quando alguém reserva um tempo para comentar em seu blog, é importante ser profissional e responder o quanto antes.E não fique chocado ou irritado se de vez em quando receber comentários negativos (nem pense em apagá-los!).
Seja cortês e responda mesmo se for um comentário negativo. Engajamento em blogs é muito bem visto pela Google e isso resultará em uma melhora constante em sua posição nas pesquisas.
Embora seja difícil lidar com comentários negativos, seja educado ao responder seus clientes assim como é lidando com comentários positivos.
Embora seja difícil lidar com comentários negativos, seja educado ao responder seus clientes assim como é lidando com comentários positivos.
Muitos leitores apreciarão seu trabalho por você ceder seu tempo para atender suas reclamações. Principalmente se estas forem sobre seus produtos ou serviços.
Eles podem dar a você informações preciosas sobre que tipo de mudanças eles esperam ou qual produto novo eles gostariam que fosse adicionado.
Mostrando ao seu público através dos posts, que você tem interesse em eventos ou as evoluções que ocorrem dentro do seu setor pode rapidamente garantir que você seja tido como alguém que realmente atua de forma séria naquele negócio e tem algo de bom a oferecer além dos seus produtos.
Eles podem dar a você informações preciosas sobre que tipo de mudanças eles esperam ou qual produto novo eles gostariam que fosse adicionado.
6 - Ter um blog dará autoridade a você e ao seu negócio
Ter um blog em sua loja virtual é um excelente meio de fazer seu negócio se destacar no setor em que atua.Mostrando ao seu público através dos posts, que você tem interesse em eventos ou as evoluções que ocorrem dentro do seu setor pode rapidamente garantir que você seja tido como alguém que realmente atua de forma séria naquele negócio e tem algo de bom a oferecer além dos seus produtos.
Ter um blog para demonstrar conhecimento do seu negócio trará retorno. Leitores voltarão ao seu blog de tempos em tempos porque eles se identificam e apreciam o conteúdo que vão encontrar.
Além disso, para garantir que eles voltem é imprescindível ter em um local de destaque um formulário de inscrição para capturar o email dos seus visitantes.
Veja exemplo do formulário do blog da Submarino. Simples, intuitivo e bem destacado.
Veja exemplo do formulário do blog da Submarino. Simples, intuitivo e bem destacado.
7 - Tire proveito do seu blog para estabelecer ótimas relações públicas
Outro excelente benefício do blog é que ele pode ampliar suas relações públicas, porém sem nenhum custo adicional. Blogar é um grande meio de criar uma imagem positiva para seu negócio.
Além de ser também uma oportunidade de construir ampliar as relações com os parceiros que atuam no mesmo setor que você.
Por exemplo, se você recentemente leu a postagem de um blog escrito por outra empresa e ela lhe forneceu inspiração para escrever um post no seu próprio blog, então certifique-se de adicionar um link apontando para o blog deles.
Por exemplo, se você recentemente leu a postagem de um blog escrito por outra empresa e ela lhe forneceu inspiração para escrever um post no seu próprio blog, então certifique-se de adicionar um link apontando para o blog deles.
Fazer isso pode garantir que da próxima vez, essa empresa pense em você quando fazer uma nova postagem e lhe forneça um link de qualidade apontando para seu blog.
Ideias que você pode usar para criar posts para o seu blog
Ok, para o caso de você não estar familiarizado em escrever textos atraentes para seus leitores, não se preocupe! Você não precisa ser um grande escritor para tal e nem precisa fazer posts enormes o tempo todo.Um post por semana de tamanho razoável (algo em torno de 1000 palavras) está de bom tamanho. Mas pelo menos se certifique de postar sobre assuntos realmente interessantes.
Porém, quanto mais posts otimizados, mais tráfego será direcionado para sua loja virtual. Você poderá criar posts com conteúdos que irão converter visitantes em compradores, além de aumentar as chances de engajamento com sua audiência.
Aqui estão algumas sugestões de coisas que você pode escrever em seu blog:
Uma breve história do seu negócio: de onde veio a ideia, como começou, de que maneira ele cresceu...
Tutoriais de como usar seus produtos (tente não parecer com aqueles manuais super chatos!)
Anúncios criativos para uma venda
Eventos que você está gerenciando ou participando que sejam relacionados ao seu negócio
Conselhos e dicas sobre produtos que não sejam apenas os seus
Novidades sobre seu negócio (caso você também tenha uma loja física, essa dica cai muito bem)
Evoluções, novas tendências e outras mudanças no setor
Algo divertido que você encontrou na internet. Não precisa ser diretamente relacionado aos seus produtos
Use também como inspiração, as perguntas que seus clientes fazem através dos canais de comunicação que você utiliza em sua loja virtual e crie posts esclarecedores.
Se você tem uma pequena audiência, então isso pode lhe desmotivar a ter um blog por causa da sensação de que ninguém lerá seus posts. Evite pensar assim, pois não blogar só servirá para garantir que sua pequena audiência continue pequena.
E então? Vamos começar a criar um blog para sua loja virtual?
Ter ou nâo um blog, eis a questâo...r.srs.... O blog é fundamente para aumentar as vendas!
Excelente Post.
Márcio Nugas
www.amdsitesotimizados.com.br