E aqui está a segunda parte da série 18 Técnicas de SEO Para Sites de Ecommerce!
A série que traz para você práticas de SEO para sua loja virtual, que podem ajudá-la a conseguir uma posição de destaque nos resultados de pesquisa e aumentar suas vendas.
Ainda não viu a 1ª parte da série especial de SEO? Clique aqui!
Técnicas de SEO para Ecommerce
|
Técnica 7 - Lidando com variações de produtos. Ex: cores, tamanhos...
Alguns produtos são quase idênticos, mas existem em diferentes cores e tamanhos. Se não lidados corretamente, listá-los pode ser considerado conteúdo duplicado, o que não será nada bom para o seu ecommerce, além de causar confusão entre as diferentes variações dos produtos.
Os produtos podem ranquear para as palavras-chave erradas (bermuda jeans azul ranqueia para pesquisa de jeans preto). Revise sua loja virtual para descobrir quais produtos podem vender melhor se ranqueados para as palavras-chave certas.
Técnica 8 - Lidando com as páginas das categorias
Assim como a página inicial, as páginas de categorias estão entre as mais poderosas e populares em sua loja virtual, portanto:- Adicione conteúdo relevante às páginas das categorias.
- Compartilhe nas redes sociais usando tags - Seja estratégico ao compartilhar links no Google Plus, Twitter ou Facebook. Use tags específicas.
- Cuidado com o que está sendo apresentado - Cuide para que as páginas de categorias não sejam construídas pensando apenas nos mecanismos de busca, mas principalmente nos usuários.
- Use URLs amigáveis - Fazer isso traz melhores resultados porque você está dando aos mecanismos de busca dicas precisas sobre o que é aquela URL enquanto dá aos visitantes ajuda e informação útil. Apenas se certifique de evitar keyword stuffing (usar palavras chave em excesso).
* Página de categoria: seusite.com.br/categoria/
* Página de sub-categoria: seusite.com.br/categoria/sub-categoria/
* Página do produto: seusite.com.br/categoria-sub-categoria/nome-do-produto/
Técnica 9 - Arquitetura e o link building interno
Link building interno ajuda no SEO e ranqueamento. Mas para alcançar os melhores resultados, você precisa trabalhar nos links da arquitetura ao invés de apenas o link building. Links internos não são voltados só para a indexação nos mecanismos de busca. Facilitar a navegação do usuário também importa.Ofereça níveis de navegação nas categorias - Fazer isso torna mais fácil para seus visitantes ter uma visão geral do que eles irão encontrar nas subcategorias e páginas. Se esforce para manter as coisas contextualmente relevantes.
Crie links para os níveis de categorias de produtos relevantes - Procure otimizar as palavras chave certas, mas sempre levando em consideração as intenções e necessidades dos usuários.
Use breadcrumbs em todas as páginas e nas páginas de categorias - Isso garantirá que tanto a Google quanto os usuários possam navegar com facilidade entre os níveis de categorias.
Técnica 10 - Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário
Não se sinta inseguro com conteúdo gerado pelo usuário. A menos que você tema opiniões honestas sobre seus produtos e serviços. Há dois evidentes benefícios no SEO que você pode obter de conteúdos gerados pelo usuário:
Usuários se tornam parte de um grupo de clientes satisfeitos. Compradores em potencial, ao visitar sua loja virtual, veem atividades positivas que os convencem a comprar com mais facilidade.
O novo SEO exige que você utilize técnicas mais voltadas para o psicológico dos seus visitantes do que a tecnologia do seu site.
Um bom design e conteúdo, juntamente com uma agradável experiência do usuário irão gerar mais vendas.
Falhar durante o planejamento é planejar outras falhas futuras. SEO deve ser traçado desde o início da sua loja virtual, em sua fase de planejamento, antes mesmo de começar a trabalhar em seu processo de design; e não depois que sua loja virtual for lançada.
Investir em um template de impactante categoria/seção e ter páginas de produtos promovidas com uma boa estrutura de links internos é muito eficaz.
SEO para sites de ecommerce é diferente do tradicional. SEO para ecommerce exige um maior entendimento da psicologia humana, otimização de taxa de conversão, analytics, Web design e desenvolvimento, marketing de mídias sociais, experiência do usuário.
- Melhor taxa de conversão e aumento das vendas.
- O conteúdo único ranqueia melhor e fornece informação atualizada para os mecanismos de busca.
Usuários se tornam parte de um grupo de clientes satisfeitos. Compradores em potencial, ao visitar sua loja virtual, veem atividades positivas que os convencem a comprar com mais facilidade.
- Construa uma "comunidade" de usuários satisfeitos. Publique depoimentos e comentários dos compradores. Compartilhe mensagens de blogs de seus clientes encantados com seus produtos. Tire proveito também de comentários positivos encontrados no blog da sua loja virtual (caso ela tenha um).
- Use trechos de uma avaliação positiva para convencer os visitantes que eles podem confiar você. O fator confiança influencia muito no processo de decisão de compra e as mídias sociais ajudarão a reforçá-la de forma eficaz.
- Use rich snippets para exibir informações adicionais abaixo da sua URL e meta descrição nos resultados de busca. Rich snippets fornecem informações extras como preço do produto, disponibilidade e avaliações no qual podem ajudar os usuários a decidir clicar em seu link. Saiba mais sobre rich snippets aqui.
- Integre as redes sociais nas páginas dos produtos. Instagram, comentários via Facebook e pins do Pinterest podem ser integrados em sua loja virtual para apresentar a prova social. Publique fotos de compradores felizes que usam seu produto.
O novo SEO exige que você utilize técnicas mais voltadas para o psicológico dos seus visitantes do que a tecnologia do seu site.
Técnica 11 - SEO no processo de design da loja virtual
Quando o design da sua loja virtual e arquitetura da informação trabalham em conjunto, sem links quebrados ou páginas desestruturadas, toda vez que publicar a nova página de um produto os crawlers da Google terão prazer de rastrear e identificar seu conteúdo.Um bom design e conteúdo, juntamente com uma agradável experiência do usuário irão gerar mais vendas.
Falhar durante o planejamento é planejar outras falhas futuras. SEO deve ser traçado desde o início da sua loja virtual, em sua fase de planejamento, antes mesmo de começar a trabalhar em seu processo de design; e não depois que sua loja virtual for lançada.
Investir em um template de impactante categoria/seção e ter páginas de produtos promovidas com uma boa estrutura de links internos é muito eficaz.
SEO para sites de ecommerce é diferente do tradicional. SEO para ecommerce exige um maior entendimento da psicologia humana, otimização de taxa de conversão, analytics, Web design e desenvolvimento, marketing de mídias sociais, experiência do usuário.
Os melhores especialistas em SEO para ecommerce também tem profundo conhecimento e entendimento do comércio e como funciona um negócio de varejo.
Localização ou colocação - Deixe o produto em destaque na página. Garanta um espaço adequado para ele e evite que fique desordenado com outras sugestões. Não desperdice a sua melhor localização em produtos que não vendem ou não são populares.
Técnica 12 - Organize os produtos relacionados no site
Apresentar itens relacionados relevantes nas páginas dos produtos pode ampliar as vendas. Sem contar que links de produtos relacionados estão diretamente ligados a arquitetura de links internos.
Seja relevante - Se os visitantes chegam na página da versão mais atual de um produto, você também deve sugerir outros produtos relevantes, com base no custo, qualidade e preferências deste comprador. Portanto, meça e otimize sugestões de produtos.
Para essa tarefa você pode recorrer as ferramentas disponíveis na plataforma da sua loja virtual e ao Google Analytics para a identificação mais precisa das preferências dos compradores em sua loja.
Seja relevante - Se os visitantes chegam na página da versão mais atual de um produto, você também deve sugerir outros produtos relevantes, com base no custo, qualidade e preferências deste comprador. Portanto, meça e otimize sugestões de produtos.
Para essa tarefa você pode recorrer as ferramentas disponíveis na plataforma da sua loja virtual e ao Google Analytics para a identificação mais precisa das preferências dos compradores em sua loja.
Localização ou colocação - Deixe o produto em destaque na página. Garanta um espaço adequado para ele e evite que fique desordenado com outras sugestões. Não desperdice a sua melhor localização em produtos que não vendem ou não são populares.
Concluindo
E assim chegamos ao fim da 2ª parte da série 18 Técnicas de SEO Para Sites de Ecommerce. Espero que o você esteja aproveitando esse conteúdo criado especialmente para sua loja virtual.
Agora que tal a gente continuar? Veja aqui as 6 últimas dicas na terceira parte da série especial sobre SEO!