Ter um produto vendido na internet é a maior felicidade para quem tem uma loja online. Mas a venda não se resume só em vender e receber o dinheiro. Há um cuidado especial com o produto que começa desde seu preparo até o envio pelos Correios.
Veja agora esses cuidados e previna-se de imprevistos com o seu produto que podem atrapalhar seu negócio e lhe fazer perder clientes valiosos:
Como preparar e enviar um produto adequadamente pelos Correios |
Preparando a embalagem interna
A embalagem interna irá cumprir dois papéis pelo seu produto: protegê-lo e destacar para seu cliente a identidade visual da sua loja e como ela se diferencia das outras.Ou seja, aqui estamos falando naquele detalhe que vai além do seu produto e ajuda a encantar ainda mais seu cliente fazendo-o querer comprar sempre de você.
Um exemplo disso são as pessoas que trabalham com artesanato e capricham nos detalhes da embalagem interna de um jeito que a própria embalagem fica parecendo um item decorativo.
Outros exemplos são os brindes como cartões de mensagens, cupom de frete grátis ou 10% de desconto na próxima compra e acessórios simples, mas que já acrescentam valor e diferencial no produto.
Contudo é preciso ter cuidado. Se for recorrer a essa prática, lembre-se de que seus custos devem sempre ser levados em consideração e prefira sempre brindes de baixo custo e que sejam leves para não deixar o frete mais caro.
Outra coisa que você precisa ter cuidado é na proteção do produto. A depender do que você vende essa proteção pode variar, mas será sempre indispensável. Portanto proteja bem seu produto com plástico bolha, espuma, tecido em retalhos entre outros.
Contudo é preciso ter cuidado. Se for recorrer a essa prática, lembre-se de que seus custos devem sempre ser levados em consideração e prefira sempre brindes de baixo custo e que sejam leves para não deixar o frete mais caro.
Outra coisa que você precisa ter cuidado é na proteção do produto. A depender do que você vende essa proteção pode variar, mas será sempre indispensável. Portanto proteja bem seu produto com plástico bolha, espuma, tecido em retalhos entre outros.
Tenha todos os cuidados possíveis ao embalar o produto, principalmente se ele for frágil. |
Se você tiver condições, invista em embalagens próprias ou compre os materiais para tal.
Isso será de grande ajuda principalmente se você trabalha com produtos que precisam de cuidados especiais tanto na proteção quanto na conservação, como é o caso de doces e salgados.
Essa precaução vai garantir que seu cliente não corra o risco de ter a desagradável surpresa de receber um produto danificado.
Essa precaução vai garantir que seu cliente não corra o risco de ter a desagradável surpresa de receber um produto danificado.
A embalagem externa
Os Correios tem um padrão de embalagens e medidas permitidas para envio. Para saber mais sobre isso clique aqui.Vale a pena ficar por dentro desse assunto para evitar erros como escolher uma embalagem externa muito grande, fazendo com que a embalagem interna fique solta e com isso danificar o produto. Além do mais, esse tipo de erro pode fazer o frete sair mais caro.
No caso da embalagem ser pequena demais, pode acontecer de os Correios não permitir que ela seja usada para envio.
Se você tiver embalagens de papelão em bom estado na sua casa, pode reaproveitá-las. Nesse caso, basta ter um cuidado de revestir com um papel liso para ocultar manchas ou outras imperfeições. Caso não tenha, compre em papelarias ou empresas especializadas.
Essa última pode ser uma escolha mais interessante pois geralmente oferecem a opção de venda no atacado, o que vai ajudar a reduzir seus custos com caixas.
Os Correios também vendem suas próprias embalagens, mas não é uma boa ideia pois são mais caras.
Por último lembre de fechar a caixa bem firme com fita adesiva.
O tipo de frete definido por você, peso e volume do pacote são os três fatores levados em consideração na hora de calcular o frete. Use uma régua para tirar as medidas e para pesar seu produto você pode usar uma daquelas balanças mais simples que são usadas nas cozinhas.
Tendo essas informações, você pode acessar a página de Cálculo de preços e prazos dos Correios e definir o frete para o seu produto rapidinho. Veja:
Na face superior da caixa ficará a etiqueta com seu endereço e o do destinatário. E deve ser reservado também um espaço nessa mesma face para o funcionário dos Correios colar a etiqueta com o código identificador de encomendas.
Depois de clicar em "Enviar", será mostrado em outra página o resultado da sua pesquisa:
Vale ressaltar que o preço obtido desta calculadora é apenas informativo, ou seja, será confirmado no ato da postagem. Mas ainda assim, é uma ferramenta bastante útil.
Enviando o produto pelos Correios
Agora que o produto está bem embalado, chegou a hora de enviá-lo pelos Correios. Nessa etapa você colocará o endereço do remetente (quem envia) e do destinatário (quem irá receber o produto).
Por isso é recomendável que a etiqueta seja colada na borda da caixa e nunca no meio, conforme imagem abaixo:
As etiquetas podem ser escritas à mão ou impressas com todas as informações preenchidas através do site do correios. Nesse link você tem acesso à ferramenta de endereçamento de etiquetas para encomendas onde é possível criar e imprimir diretamente do site as etiquetas para seus produtos.
Agora é hora de escolher o frete. Atualmente você terá o PAC e SEDEX como os principais tipos de frete dos Correios. Veja a diferença de cada um e escolha aquele que se encaixar melhor nas suas necessidades:
PAC - O modelo de frete mais em conta e o que possui um prazo de entrega mais longo, sendo que este prazo pode ser bem maior a depender da localização. O PAC permite que os produtos sejam enviados apenas em embalagens do tipo caixa. Além disso, se você declarar o valor na postagem, poderá receber 30% do valor declarado no caso de atraso na entrega.
SEDEX - Indicado para compras que exijam maior agilidade na entrega. Nesse frete o produto pode chegar mais rápido e assim como o PAC, pode levar um pouco mais de tempo dependendo da localidade. O SEDEX também possui indenização em caso de atraso na entrega e o envio de produtos pode ser feito por caixas ou envelopes padronizados.
E o E-SEDEX?
O E-SEDEX era um modelo de frete disponível para grandes empresas com elevado volume de entregas. Porém esse serviço foi desativado pelos Correios em 19-06-2017.
Rastreando o produto
Por último o rastreio. Assim que postar seu produto você vai receber um comprovante que deverá ter em mãos até o cliente receber o produto. Pois é através do código de rastreio existente nele que você poderá confirmar a entrega de um produto.
DICA EXTRA: jamais esqueça de agradecer. Por mais que você tenha conseguido vender seu produto sem nenhum problema do início ao fim, é super importante dar atenção ao cliente mesmo depois que ele receber a encomenda. Portanto uma mensagem de obrigado é regra.
Além disso, essa é a oportunidade de você obter o feedback do cliente. Se você tiver um sistema de feedbacks da sua loja online ou uma página dedicada a avaliações de um produto, convide-o na mensagem de agradecimento a participar.
ok
É lucrativo?
Ė lucrativo?