Imagine o seguinte cenário: você tem uma loja virtual e já conseguiu passar por aquela fase árdua de construir uma considerável quantidade de tráfego orgânico.
Está começando a ir bem nas vendas, ainda continua com algumas dificuldades aqui e ali, mas seu negócio online está dando frutos. E de repente...
Sua loja virtual começa a perder visitas. E agora, como recuperar? |
O tráfego da sua loja virtual começa a cair de forma súbita e drasticamente, fazendo você pôr as mãos na cabeça enquanto se pergunta: "por que estou perdendo visitas?", ou algo assim.
Bem, a partir de agora, você verá 3 razões bem possíveis que estão sendo responsáveis pela queda de tráfego da sua loja virtual e a solução para cada um desses problemas para que você possa recuperar as visitas do seu site.
Isso mesmo, vou apresentar soluções e não apenas problemas. Pois se não fosse assim, ler esse artigo só valeria metade do tempo que você está dedicando a ele não concorda? Dito isso vamos em frente.
1 - Você está perdendo para a concorrência
Um dos fatores mais óbvios, mas mesmo assim ainda muito despercebido por lojistas online. Se você tem concorrentes então deve estar preparado para lidar com eles, principalmente se estiver atuando em um nicho muito concorrido, pois queda de tráfego pode ocorrer a qualquer momento.Imagine por exemplo que sua loja virtual vende roupas. E uma das páginas que está na 1ª posição dos resultados, ranqueada para a palavra chave calça jeans, de repente perde posições. O que pode ter acontecido?
1 - Outras lojas virtuais que tem páginas ranqueadas para a mesma palavra chave que a sua começou a realizar campanhas bem sucedidas no Google Adwords.
2 - Sua concorrência conseguiu excelentes links de sites de grande autoridade apontando para a página, conseguindo assim um posicionamento melhor que o seu.
3 - Alguns dos seus concorrentes, investiram em um blog otimizado para a loja virtual deles, produzindo poderosos artigos que ajudaram a otimizar drasticamente a página dos produtos na qual está ranqueada aquela palavra chave que citei no exemplo.
4 - Seus concorrentes estão usando tão bem SEO para ecommerce que possivelmente você ainda não aplicou em sua loja e conseguiram fazer o buscador da Google dar mais atenção ao ecommerce deles do que ao seu.
Solução:
Se você ainda não fez nenhuma campanha de cliques pagos, utilizando serviços como Google AdWords ou Facebook Ads, então comece a pensar no assunto.
Sei que muitos acabam não optando por esse tipo de recurso para atrair clientes pelo custo de investimento que pode ser bem alto.
Mas se fizer um estudo aprofundado, poderá descobrir que há como colocar sua loja virtual na primeira página, ranqueando boas palavras chaves e sem gastar muito.
Para conhecer mais sobre o Google Adwords, clique aqui ou aqui para o Facebook Ads.
Sua loja virtual já tem um blog? Se sim, ótimo, senão comece a planejar um. Sério. Grandes nomes no ecommerce usam essa ferramenta e não é atoa.
Blogs são incríveis canalizadores de tráfego qualificado e vendas para lojas virtuais. Veja aqui os benefícios de você ter um blog para seu ecommerce.
Você tem feito SEO na sua loja virtual com a mesma eficiência do seu concorrente? Para garantir isso e até conseguir superá-lo, dê uma olhada em nossa série especial de SEO para ecommerce.
2 - Sua loja virtual pode ter sido penalizada pela Google
Você já deve ter ouvido falar das atualizações que ocorreram em alguns algoritmos da Google há algum tempo, no qual afetou um monte de sites pelo mundo todo.Depois desse evento, ficou bem mais difícil conseguir boas posições nos resultados de pesquisa e os espetinhos que tiravam proveito unicamente de black hat SEO para chegar ao topo das pesquisas se deram mal.
Além disso, mesmo os webmasters que andam na linha podem acabar sendo penalizados por executar uma prática ilegal de SEO sem estar ciente disso. Um exemplo: o uso de textos âncora específicos demais nas páginas ou posts (caso a sua loja virtual tenha um blog).
Ou no pior dos casos seu site pode ter sido vítima de hackers e recebido um monte de spammy links.
Solução:
Algumas das práticas que a Google fica de olho quando vai monitorar um site em busca de atividades proibidas:
- Compra de links;
- Troca de links;
- Spam excessivo em fóruns ou artigos de blogs.
Fique longe dessas práticas ao máximo!
Nada de comentar em vários fóruns ou posts de blogs só para deixar o link da sua loja virtual, comprar ou trocar links para melhorar o rank nos resultados entre outras práticas do tipo.
Com certeza isso irá desagradar a Google e seu site será penalizado sem dó.
Já no caso de seu site ter sido hackeado, um tipo de ataque muito comum é o de envio de vários spammy links apontando para seu site, e ele acaba sendo penalizado por causa disso.
Nesse caso você pode tentar remover manualmente esses links usando a ferramenta Google Disavow Links Tool.
Para isso primeiro vá ao Google Search Tool clicando aqui.
Depois selecione o site no qual você quer remover os links spam.
Na página seguinte, à esquerda, clique no menu Tráfego de pesquisa, seguida da opção links para seu site.
Na próxima página, clique no link "Mais", que fica no final da lista "Maior quantidade de links".
E agora vem a parte que pode ser a mais trabalhosa de todo o processo: selecionar os links apontando para seu site que serão removidos.
Você pode baixar os links em uma planilha, clicando em Fazer download dessa tabela. Porém, a lista que você irá criar tem de ser no formato .txt (para isso use o bom e velho bloco de notas).
Uma vez que sua lista estiver pronta, salve-a. Depois clique aqui para acessar a ferramenta Disavow Links Tool e escolha o domínio.
Escolha o site no qual você quer remover os links spam e clique em Rejeitar Links |
Cuidado ao usar essa ferramenta. Use-a com atenção para não enviar um link importante acidentalmente e acabar piorando a situação do seu site. |
Pronto! Assim, todos os links indesejados apontando para seu site, serão reportados para a Google.
Aqui está um vídeo (em inglês) onde o próprio Mat Cutts fala com detalhes sobre a Google Disavow Links Tool. Vale a pena dar uma conferida no vídeo para assim usar a ferramenta com mais segurança.
3 - Links quebrados que apontavam para seu site
Pense aí: você tem um ecommerce de tênis. E depois de um tempo conhece um blogueiro fanático por tênis que fala de tudo um pouco sobre o assunto no blog dele. E esse blog é super acessado.Digamos que você conseguiu fazer um parceria com ele, e naquela postagem que fala do tênis da marca "Best Feet", ele pôs um link apontando para a página desse mesmo tênis que você está vendendo em sua loja.
Isso rende para você um belo tráfego e pessoas comprando o tal tênis.
Só que em um dia não tão belo, por alguma razão, o post sobre o tênis foi excluído do blog, ou pior, todo o blog foi excluído ou hackeado, enfim. E o blogueiro esqueceu de te contar.
O que vai acontecer? Suas visitas vão cair claro! E com isso as vendas do tênis "Best Feet" também. E no começo você vai suar a camisa para saber porque do nada seu tráfego começou a cair.
Solução:
Quando ocorrer esse tipo de situação, use uma ferramenta que faça uma verificação em todo seu site para encontrar possíveis links quebrados. A Broken Link Cheker é uma boa opção.
Se o caso do link quebrado for de uma situação como a do exemplo acima, você pode falar com o dono do site para que remova o link quebrado apontando para sua loja virtual. E se possível obtenha um de outro post.
Outra situação que pode ocorrer é o link quebrado ser da sua própria loja virtual.
Daí alguém que está navegando entre as páginas do seu ecommerce, de repente clica no link para a página do produto que estava procurando e este não funciona. Resultado: bye bye venda.
E isso também fará com que a taxa de rejeição do seu site aumente e consequentemente, perca posições preciosas nos buscadores.
Se o produto em questão não estiver disponível em sua loja no momento, use técnicas para convencer o cliente a permanecer nela e se interessar em outros produtos similares.
Isso aumentará o tempo de acesso em seu site e isso é muito bom para os rankings de busca.
Portanto mesmo que você não chegue a vender, não terá um aumento na taxa de rejeição e terá uma melhora no tráfego.
Concluindo
Você acabou de ver três motivos que podem levar as visitas da sua loja virtual a caírem repentinamente. E embora existam outras causas, coisas assim não são difíceis de acontecer.
Portanto, é sempre bom ficar de olho e monitorar regularmente sua loja virtual, usando ferramentas como Google Analytics, Google Search Tool, e buscar estar sempre por dentro das mudanças que ocorrem nos algoritmos da Google.
Veja também:
Carlos, adorei seu post, ele é perfeito e vou aproveitar essas dicas no meu minisite gratuito https://revendedoronlineinternacional.blogspot.com.br/, pois, estou começando agora. Muito obrigado pelas informações gratuitas.