Iniciar um negócio online é tão desafiador quanto iniciar um negócio fora da internet.
Porque assim como no mundo físico, no virtual há todo tipo de risco e desafios.
E embora haja tantas ferramentas e recursos sendo muitos desses gratuitos para ajudar você a desenvolver seu novo empreendimento, há uma série de coisas que você precisa saber antes mesmo de dar o primeiro passo.
Assim você diminui e muito suas chances de fracassar logo de cara.
Veja agora 5 coisas que você precisa saber antes de iniciar um negócio online, seja ele qual for:
Seja qual for o tipo de negócio na internet, veja 5 coisas que você precisa saber antes de iniciar |
Conheça seu público
Para quem você pretende oferecer seu produto ou serviço na internet? Qual o perfil do seu público? Feminino, masculino ou ambos? Adulto ou infantil? Onde mora esse público? O que eles fazem e com o que gastam seu tempo livre e dinheiro?Qual o seu público alvo na internet? |
Uma pesquisa de mercado online pode ser conduzida para obter todo tipo de informação necessária sobre seu público. Veja aqui como você mesmo pode fazer essa pesquisa sem gastar nada.
Conheça seus concorrentes
Conhecer seus concorrentes pode ser tão importante quanto saber quem será seu público na internet.Identificar seus principais competidores ajudará você a lidar com eles, desenvolver estratégias para não ser esmagado pela concorrência logo no início e até mesmo aprender algumas estratégias que eles usam que você também poderá aplicar em seu negócio.
A pesquisa de mercado online mencionada no tópico anterior também pode ser usada para descobrir quem serão os concorrentes do seu negócio na internet.
Defina sua marca e o propósito do seu negócio
Lançar um negócio na internet sem nenhum propósito dificilmente vai ajudar você a se destacar entre tantos.Estamos em uma era em que os consumidores são mais que consumidores. Há uma exigência muito maior. Eles não buscam apenas por um bom produto ou serviço. Eles buscam por soluções definitivas para um problema ou necessidade.
Seu negócio precisa ter um propósito que vai além de simplesmente vender um produto. Ele precisará disso como fator diferencial. Pois é disso que o público está atrás. Do diferencial.
E tudo isso deve estar bem representado na sua marca. Tanto o nome quanto a logomarca deve constar uma mensagem clara e objetiva do que se trata e quais objetivos e propósito do seu negócio.
Evite nomes longos e logomarca com muitos detalhes e cores (salvo algumas exceções como o ramo de tintas ou arte). Seja direto, original mas sem perder o bom senso de estética. Veja alguns exemplos:
Logotipos criativos de negócios diversos |
Leve esse detalhes em consideração na hora de criar o nome e logo. Mas caso você não domine desenho digital, contrate um profissional ou um freelancer. Há vários na internet que fazem excelentes trabalhos por um valor bem mais acessível.
Além disso sites como o Withoomph pode te ajudar a criar você mesmo sua logomarca online e por um preço que cabe no seu bolso.
Estratégia de Marketing
Você já pensou em como pretende fazer as pessoas conhecerem seu produto ou serviço?
Porque se acha que depois de tudo pronto, basta sair compartilhando o link da sua loja virtual ou página de produtos nas redes, é melhor pensar de novo. Porque só isso não vai funcionar.
Você precisará uma estratégia de marketing bem definida para garantir que seu produto ao ser lançado na internet, seja visualizado pelas pessoas certas e a maior quantidade delas possível.
E isso é só o começo. Porque ter um monte de gente online fazendo o primeiro contato com seu negócio é super bacana, só que o mais bacana é quando você consegue atrair o interesse dessas pessoas a conhecer melhor o seu produto, visitando seu ecommerce e após isso conseguir a conversão.
Mesmo que no começo a conversão não seja uma venda, ela pode ser a inscrição na newsletter, cadastro no site, etc.
O importante é fazer com que o visitante fique conectado ao seu site e volte para ele novamente em outra oportunidade. Assim, você conseguirá vender para ele mais de uma vez.
Para isso é necessário um cuidadoso planejamento da sua estratégia de marketing envolvendo campanhas muito bem elaboradas de anúncios nas principais mídias como Facebook Ads, Google Adwords ou Instagram Ads.
E claro que uma boa ferramenta de email marketing também não pode ficar de fora. Com ela você irá obter sua lista de inscritos para enviar todo tipo de novidade sobre seu negócio diretamente no email deles.
O uso de cada uma dessas ferramentas deve ser muito bem planejada dentro da sua estratégia de marketing digital. Porque só assim você vai conseguir ter um retorno satisfatório do investimento de cada campanha executada.
Fique por dentro das leis
Artigo 1º das novas regras para o e-commerce no Brasil |
Isso mesmo. Leis. Da mesma forma que nos negócios no mundo de pedra, no ambiente de bits há leis específicas que você precisa ficar por dentro para não sofrer penalidades no futuro.
Por exemplo, no e-commerce há um conjunto de leis que você precisa se inteirar antes de colocar sua loja virtual no ar.
Nessa página do SEBRAE, você tem acesso ao regulamento de aspectos legais do e-commerce, também disponível para download em PDF. É um bom lugar para começar a estudar o assunto.
Além disso, vale a pena dar uma olhada também na lei que regulamenta o uso da internet no Brasil. Pois quanto mais por dentro das leis você ficar, mais seguro será para o eu negócio online.
Concluindo
Você acabou de ver 5 coisas importantes para saber antes de dar vida ao seu negócio na internet.
É claro que há outras informações que vale a pena saber além dessas, sendo que algumas pode variar de acordo com o tipo de negócio que você pretende iniciar.
É claro que há outras informações que vale a pena saber além dessas, sendo que algumas pode variar de acordo com o tipo de negócio que você pretende iniciar.
Por isso, independente de você estar pensando em trabalhar como freelancer, blogueiro, montar uma loja virtual, quanto mais você estudar sobre seu campo de atuação, maiores serão suas chances de empreender com sucesso na internet.
Quer saber mais? Então veja:
Achamos este post muito bom, começamos nosso negocio digital tem mais ou menos 4 anos e realmente no começo foi desafiador, por conta da concorrência e da dificuldade em entender o negocio!
De fato todo começo é desafiador. E quando o assunto é negócio então... Mas fico muito feliz de saber que conseguiram superar esse desafio. Sucesso e muito obrigado pelo feedback
Parabéns pelas dicas estou querendo ampliar meus negócios e estou estudando ir por esse caminho.
Parabéns pelas dicas Carlos, estou em busca de alternativa para ampliar meus negócios. E achei bastante oportuno seis comentários.