Em número de usuários, o Pinterest ainda é uma garotinha comparada com Facebook ou Instagram. Mas mesmo assim, essa garotinha tem feito um barulho e tanto principalmente quando o assunto é usar as redes sociais para os negócios.
Então, se você está em busca de novas alternativas para vender seus produtos na internet sem precisar investir muito para isso, o Pinterest pode ser o que está procurando.
Através de publicações em imagens ou vídeos, as pessoas podem encontrar ideias para decoração, culinária, inspirações de looks, dicas de viagens e muito mais.
As publicações ou pins como são chamadas no Pinterest podem ser guardadas em pastas. Você pode criar quantas pastas quiser e até mesmo defini-las como públicas ou secretas para que somente as pessoas que você convidar possam ver o conteúdo.
Assim como em outras redes sociais existe a possibilidade de seguir. Porém no Pinterest você pode optar por: 1 - seguir um usuário ou 2 - seguir algumas pastas.
No primeiro caso, automaticamente todas as pastas desse usuário serão seguidas enquanto no segundo só serão seguidas as pastas que você escolher.
A rede foi lançada em 2010 e atualmente conta com mais de 465 milhões de usuários mensais.
Dito isso, agora seguimos para os 5 motivos de você começar a vender a na internet usando o Pinterest:
Mas antes de começar, o que de fato é o Pinterest?
Trata-se de uma plataforma que oferece descobertas para os mais diversos conteúdos sobre qualquer coisa.Através de publicações em imagens ou vídeos, as pessoas podem encontrar ideias para decoração, culinária, inspirações de looks, dicas de viagens e muito mais.
As publicações ou pins como são chamadas no Pinterest podem ser guardadas em pastas. Você pode criar quantas pastas quiser e até mesmo defini-las como públicas ou secretas para que somente as pessoas que você convidar possam ver o conteúdo.
Assim como em outras redes sociais existe a possibilidade de seguir. Porém no Pinterest você pode optar por: 1 - seguir um usuário ou 2 - seguir algumas pastas.
No primeiro caso, automaticamente todas as pastas desse usuário serão seguidas enquanto no segundo só serão seguidas as pastas que você escolher.
A rede foi lançada em 2010 e atualmente conta com mais de 465 milhões de usuários mensais.
Dito isso, agora seguimos para os 5 motivos de você começar a vender a na internet usando o Pinterest:
Hora de começar a vender no Pinterest e alavancar seu negócio! |
1. Imagens de tamanhos diversos
Diferente de outras redes, o Pinterest se destaca e muito quando o assunto é imagem. Porque permite publicações de tamanhos bem maiores e isso é ótimo!
Você pode postar desde a já conhecida foto com uma frase de motivação, até o mais incrível infográfico. Aliás, esse último é super recomendado porque funciona muito bem no Pinterest.
Não tenha dúvidas de que esse é um tipo de conteúdo que fará as pessoas engajar mais com você. Veja o exemplo abaixo:
Você não terá o problema de publicar uma imagem com tamanho de 1000x1500 no Pinterest e ela ser cortada como aconteceria no Instagram que permite imagens de até 1080x1080 no feed.
E por essa razão que você tem uma liberdade muito maior para trabalhar o conteúdo dos posts com imagens.
Se você tiver interesse em começar a criar infográficos, recomendo que use o Canva ou Piktochart. Nesses dois sites dá para criar belíssimos trabalhos sem precisar gastar nenhum centavo.
Quando falamos em usar as rede sociais para vender produtos, logo de cara se pensa em Facebook e Instagram. O que de fato não é errado, pois são onde há grandes oportunidades de negócios.
Mas imagine o quanto não deve ser complicado começar em plataformas onde o número de usuários já está na casa do bilhão e com várias empresas de todos os tamanhos investindo pesado em publicidade?
Em razão disso, pode ser vantajoso começar em uma rede social onde há menos empresas anunciando e um número menor de usuários, mas que por outro lado estejam interessados no que as marcas tenham a oferecer. Esse é o caso do Pinterest.
Não é à toa que pequenos negócios estão se dando muito bem por lá. Quer uma prova? Veja nesse link oito casos de sucesso onde pequenas empresas conseguiram resultados incríveis com o Pinterest.
Um dos maiores desafios que muitas marcas enfrentam quando estão tentando engajar o público através das mídias sociais é a dificuldade de fazer isso sem parecer intrusivo.
Não tenha dúvidas de que esse é um tipo de conteúdo que fará as pessoas engajar mais com você. Veja o exemplo abaixo:
Tá vendo como essa imagem tem dimensões enormes? Você pode postar uma dessas lá no Pinterest sem ter problemas com recortes |
Você não terá o problema de publicar uma imagem com tamanho de 1000x1500 no Pinterest e ela ser cortada como aconteceria no Instagram que permite imagens de até 1080x1080 no feed.
E por essa razão que você tem uma liberdade muito maior para trabalhar o conteúdo dos posts com imagens.
Se você tiver interesse em começar a criar infográficos, recomendo que use o Canva ou Piktochart. Nesses dois sites dá para criar belíssimos trabalhos sem precisar gastar nenhum centavo.
2. Menor concorrência
Novamente comparado com outras redes, o Pinterest ainda é "pequeno" em número de usuários. E é justamente isso que faz com que sua concorrência por lá seja menor.Quando falamos em usar as rede sociais para vender produtos, logo de cara se pensa em Facebook e Instagram. O que de fato não é errado, pois são onde há grandes oportunidades de negócios.
Mas imagine o quanto não deve ser complicado começar em plataformas onde o número de usuários já está na casa do bilhão e com várias empresas de todos os tamanhos investindo pesado em publicidade?
Em razão disso, pode ser vantajoso começar em uma rede social onde há menos empresas anunciando e um número menor de usuários, mas que por outro lado estejam interessados no que as marcas tenham a oferecer. Esse é o caso do Pinterest.
Não é à toa que pequenos negócios estão se dando muito bem por lá. Quer uma prova? Veja nesse link oito casos de sucesso onde pequenas empresas conseguiram resultados incríveis com o Pinterest.
3. As pessoas preferem engajar mais com as marcas no Pinterest
Afinal, os usuários estão cientes que uma empresa está interessada vender seus produtos e convencer as pessoas a comprá-lo, mesmo quando as publicações sugerirem outra coisa.
Felizmente, uma das características que favorecem as marcas ao vender no Pinterest, é que as pessoas que estão lá simplesmente porque adoram consumir conteúdo de marca!
Felizmente, uma das características que favorecem as marcas ao vender no Pinterest, é que as pessoas que estão lá simplesmente porque adoram consumir conteúdo de marca!
Só para você ter uma ideia, 98% experimentaram algo novo que descobriram por lá, 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar e 77% descobriram novas marcas e produtos usando Pinterest.
Para ver mais estatísticas úteis clique aqui.
Vale ressaltar que isso não significa que você vai transformar seu Pinterest em uma página de vendas e publicar apenas imagens dos seus produtos.
É bom lembrar que as redes sociais foram feitas para interagir. Portanto, foque em oferecer conteúdo de valor e que mostre autoridade no assunto relacionado ao seu produto.
Porque inicialmente era uma rede que tinha a maioria esmagadora de mulheres em sua base de usuários. E apesar de o público masculino ter conquistado sua fatia de 40% nos dias de hoje, o Pinterest ainda é dominado por elas.
Assim como em outras redes, você tem à disposição recursos para comercializar seus produtos, desde o primeiro contato até o fechamento do pedido.
É possível inserir links nos pins, para o caso de enviar o cliente para alguma página de compra, enviar mensagens privadas, e recursos mais voltados para venda como a busca visual que permite o usuário descobrir o nome e outras informações de determinado item em uma foto.
Tem também o shop the look dedicado a compra de produtos de moda através da plataforma.
Se você fizer um bom trabalho poderá aumentar consideravelmente o número de visitas e consequentemente suas vendas. E se tiver sorte pode ter um de seus pins viralizado!
Só para você ter uma ideia, mesmo com apenas 201 seguidores, consigo gerar um bom número de visitas para esse blog com o Pinterest. Na verdade ele já se tornou minha principal fonte de tráfego social. E consegui isso com uma base de 201 seguidores!
4. As mulheres amam o Pinterest
Seu público é exclusivamente feminino? Então não perca a oportunidade de conquistar suas clientes com o Pinterest!Porque inicialmente era uma rede que tinha a maioria esmagadora de mulheres em sua base de usuários. E apesar de o público masculino ter conquistado sua fatia de 40% nos dias de hoje, o Pinterest ainda é dominado por elas.
5. Você não precisa de uma loja virtual para vender no Pinterest
Isso mesmo! E além da vantagem de não precisar investir em uma plataforma de loja virtual, você pode focar todos os seus esforços desenvolvendo suas estratégias de vendas unicamente no Pinterest.Assim como em outras redes, você tem à disposição recursos para comercializar seus produtos, desde o primeiro contato até o fechamento do pedido.
É possível inserir links nos pins, para o caso de enviar o cliente para alguma página de compra, enviar mensagens privadas, e recursos mais voltados para venda como a busca visual que permite o usuário descobrir o nome e outras informações de determinado item em uma foto.
Tem também o shop the look dedicado a compra de produtos de moda através da plataforma.
Shop the look |
Dica extra: uma indispensável fonte de tráfego
Se você já tem um canal de vendas na internet independente dele ser uma loja virtual, blog ou outra rede social, considere usar o Pinterest como uma fonte de tráfego para atrair mais pessoas para sua página de vendas.Se você fizer um bom trabalho poderá aumentar consideravelmente o número de visitas e consequentemente suas vendas. E se tiver sorte pode ter um de seus pins viralizado!
Só para você ter uma ideia, mesmo com apenas 201 seguidores, consigo gerar um bom número de visitas para esse blog com o Pinterest. Na verdade ele já se tornou minha principal fonte de tráfego social. E consegui isso com uma base de 201 seguidores!
No gráfico acima temos o número de impressões do meu perfil contando de janeiro de 2019 até hoje. Foram mais de 380000 impressões.
E é por esse motivo que cada vez mais estou investindo em publicações no Pinterest!
Se quiser me acompanhar por lá acesse esse link.
Chegou a hora de começar a vender no Pinterest
E aí, que tal começar a planejar os primeiros passos no Pinterest? Com as informações acima já da para ter uma ideia vasta das possibilidades que esse rede a social oferece. Do meu ponto de vista a tendência é que cada vez mais as pessoas a usem para vender na internet.
Também acredito muito que o Pinterest ainda investirá em novos recursos que nos ajudarão ainda mais nos negócios. É esperar para ver. Mas enquanto isso não acontece, bora vender?
Quer saber mais? Então veja:
11 Dicas imperdíveis para vender mais roupas pela internet
Como usar o Facebook para vender mais
Como vender pela internet gastando menos
Como otimizar as imagens da sua loja virtual (guia completo)
Verdade o pinterest e muito bom mesmo gosto muito dele obrigado pelas dicas me ajudou muito.
Obrigado a você pelo comentário Marcela e sucesso!